Quando o seu carro está com falhas elétricas, talvez olhar a bateria não seja algo tão arriscado. Principalmente quando você está sem socorro por perto. Contudo, desde que você tome as devidas precauções, você poderá manuseá-la tranquilamente. Por tanto, continue com a leitura para você saber como manusear sua bateria com segurança. De fato, o receio de mexer na bateria do carro não é indevido já que estamos tratando de um equipamento de alta amperagem. Nesse sentido, isso pode causar choques elétrico e até mesmo um explosão. Contudo se você seguir algumas orientações de segurança, você estará apto para fazer isso. Por tanto, vamos a elas para que você saiba como manusear sua bateria.
Equipamentos de EPI
Antes de mais nada, pode soar clichê mas, ter alguns acessórios de segurança guardados no seu porta-malas evita acidentes. No entanto você não precisa se preocupar, pois são apenas itens básicos que não ocuparão espaço no seu porta-malas. Deste modo, os itens são: luvas de borracha, óculos de proteção e máscara respiratória. Com eles você consegue proteção contra os choques elétricos que geralmente ocorrem quando os terminais da bateria estão danificados. Por sua vez, os óculos de proteção vão evitar que suas mucosas se irritem com possíveis evaporações da bateria e por fim, a máscara evitará que você respires os gazes tóxicos geralmente liberados quando a bateria apresenta algum defeito.
Procure um lugar bem ventilado
Ao manipular a bateria, é importante que você coloque o seu carro em um ambiente o mais aberto e ventilado possível. Dessa forma você evitará que os gazes formados pela reação do ácido sulfúrico com o chumbo da bateria seja inalado. Esses gases são bastante tóxicos e podem causar reações alérgicas, problemas respiratórios e irritação das mucosas. Ao fazer qualquer procedimento em um ambiente bem ventilado, você evitará qualquer problema dessa natureza.
Para evitar explosão acidental
Muitas pessoas já sofreram acidentes ao mexer na bateria com o carro ligado. Essa era uma pratica comum em carros antigos que não necessitavam de tanta energia como os veículos modernos. No entanto, hoje em dia, você deve desligar o seu carro. Além disso você precisa deixar ele inerte por um período de 40 minutos. Depois disso você pode mexer com a bateria e remover os cabos. Isso é necessário porque ao soltar os terminais com o carro ligado, o alternador irá entender que precisa enviar mais corrente ao motor de partida pelo fato dele não encontrar mais a informação referencial quando a bateria está ligada.
Caso o procedimento não resolva.
Se sua bateria não voltar a funcionar depois do procedimento de recarga, é certo que a sua bateria já tenha esgotado seus ciclos. No entanto, se você tem uma bateria instalada no seu carro com pouco tempo de uso, verifique se ela está dentro do prazo de garantia. Assim você poderá solicitar a substituição junto ao fabricante. Contudo, caso você tenha achado o procedimento complexo, você poderá solicitar o serviço de instalação de baterias da Renasi. Caso você necessite do serviço em São Paulo na região da Zona Norte, basta você ligar e solicitar o serviço com nossa equipe. A Renasi Baterias atende em um raio de até 15 km de distância.
Escolha a Renasi Baterias
A Renasi Baterias oferece as marcas de baterias mais populares do mercado como a Bosch e a Eletran. É só você ligar pra Renasi e solicitar o serviço de entrega e instalação de bateria. Além do produto ser entregue com rapidez em seu endereço, um técnico especializado fará a instalação no seu carro sem custo. Lembrando que o serviço de entrega é exclusivo para a região norte de São Paulo em uma distância de até 15km da loja. Entre em contato pelo Whatsapp e converse com nossos técnicos.