Por que a bateria pifa no inverno

Por que a bateria costuma pifar nos dias frios?

Você já percebeu que o seu carro tende a apresentar mais falhas durante os dias mais frios? Antes de mais nada, a bateria do carro é o componente que mais sofre com a baixa temperatura. Então, por que a bateria costuma pifar nos dias frios? Leia esse artigo e descubra quais são as causas.

Dificuldade para evaporar o combustível.

Se você não sabe, os dias mais frios dificultam a evaporização do combustivel. Sobretudo com o etanol, a evaporização torna-se ainda mais dificil. Logo, para os fabricantes de carro contornarem esse problema, foi criado um mecanismo que injeta uma pequena quantidade de gasolina no tanque de etanol. Dessa maneira, facilita o acionamento do motor nos dias frios. Contudo, quando o processo de evaporação fica mais dificil, a bateria necessita de um esforço maior para vencer a resistência do motor. Então, por que a bateria costuma pifar nos dias frios? Saiba mais no parágrafo seguinte.

Quais os problemas mais comuns.

O primeiro problema que você enfrenta é a maior dificuldade do combustível de se evaporar nas temperaturas mais baixas. Por isso, se é difícil para a gasolina, é quase impossível para o etanol. Logo, quanto maior a dificuldade para o motor funcionar, mais corrente da bateria será necessário. Se você tem uma bateria que fornece pouca corrente para o seu veículo, logo você poderá enfrentar algum problema de mau funcionamento como: Falhas na ignição, panes elétricas, ou até mesmo a descarga total.

Viscosidade do óleo do motor.

Os segundo motivo pelo qual bateria de carro pifa no inverno é que, com as temperaturas mais baixas, o óleo do motor fica mais viscoso,
o que aumenta a dificuldade das peças móveis de deslizarem umas contra as outras. A bateria tem que trabalhar mais para vencer essa resistência e acionar o motor. Antes de mais nada, você deve saber que o óleo do motor é responsavel por evitar o atrito entre as peças internas e caso ele não seja substituído com regularidade, o motor pode até mesmo travar. Contudo, as temperaturas frias também pode prejudicar a ação do óleo já que em temperaturas frias, o óleo tende a ficar mais viscoso. Assim sendo, as peças do motor do seu carro sofrerão mais atrito e você poderá notar um aquecimento anormal em sua bateria. Isso acontece porque a bateria está sobrecarregada devido ao dobro do esforço que ela precisa fazer para manter o motorem funcionamento.

Reações químias da bateria.

O funcionamento da bateria depende exclusivamente de uma reação química. Logo, qualquer alteração na temperatura pode afetar seu funcionamento.
Por isso que você deve comprar baterias de qualidade. As melhores são aquelas que oferecem o maior CCA (Amperes de corrente a frio). O CCA
tem a finalidade de medir o quanto de corrente que uma bateria pode fornecer dentro de uma temperatura muito fria. Portanto, se você
quer uma bateria resistente ao frio de um inverno, foque na quantidade de CCA que ela fornece.

Chame a Renasi.

Antes de tudo, é importante lembrar que a Renasi Bateria é uma loja que atua no ramo de baterias automotivas há mais de 30 anos na região Norte de São Paulo. Portanto, lá você encontra todos os modelos de baterias Moura, Zetta , Heliar e Estrada . Além do mais, a entrega e instalação no seu veículo é grátis para você que está na região da zona norte de São Paulo a uma distancia de até 15 km da loja. Entre em contato com nossos técnicos pelo whatsapp e receba mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Font Resize