Como aumentar a vida útil da sua bateria

Você quer saber como aumentar a vida útil da sua bateria e economizar uns bons  trocados antes de fazer a substituição dela? Então Leia esse artigo e veja 4 dicas para conservar sua bateria e usar toda a sua carga de maneira eficiente.

Quanto tempo dura uma bateria veicular?

Antes de começar, é importante lembrar que a garantia média oferecida pelos fabricantes de baterias são 2 anos.  Após esse período, a bateria deixa de operar em sua carga máxima perdendo a capacidade de fornecer corrente para o motor de partida. No entanto, você pode prolongar a durabilidade por mais tempo utilizando alguns métodos simples. Continue a leitura para saber como aumentar a vida útil da sua bateria.

Limpeza dos polos.

Primeiramente, é importante reforçar que qualquer procedimento que você faça na bateria, requer segurança como: O uso de luvas e óculos de proteção. Já que o ácido presente no interior da bateria é altamente corrosivo e caso você não se sinta seguro, procure um profissional de confiança para fazer isso.
Os polos da bateria são os elementos  que sofrem desgaste devido a ação do meio ambiente, aquecimento ou corrosão natural. Por isso, é importante que você faça uma limpeza com regularidade para evitar o efeito resistivo de corrente elétrica. Em alguns casos, a oxidação pode ocorrer devido ao aquecimento da bateria que faz o ácido evaporar. Dessa forma, ocorre o derretimento da borracha isolante permitindo o vazamento dos  vapores  que corrói os polos.

Como fazer a limpeza.

Para fazer a limpeza dos polos da bateria, primeiramente deixe o carro desligado por pelo menos 40 minutos. Em seguida, você deve preparar uma solução com água e bicarbonato. Um copo de 200ml de água e uma colher de sopa de bicarbonato é o suficiente. Coloque a solução em um borrifador. Com o auxílio de um escova de dentes velha, borrife cuidadosamente a solução sobre os polos da bateria e espere alguns segundos para que o bicarbonato reaja e então esfregue bem os polos com a escova de dentes. Você verá que toda a sujeira acumulada irá desaparecer. Caso você note que os polos estão frouxos, substitua a bateria.

Ajustar os terminais nos polos da bateria.

Muitos problemas de falha na bateria são causados por uma simples folga entre os terminais e os polos da bateria. A própria sujeira que se acumula por dentro do terminal causa um afrouxamento da abraçadeira. Você deve apertar o parafuso com o uso de uma chave inglesa e deixar sem nenhuma folga. Assim você garante que os contatos tenham uma boa passagem de corrente elétrica evitando falhas que podem prejudicar a vida útil da sua bateria.

Usar graxa siliconada.

Para você não ter mais problemas com sujeira e oxidação nos polos da sua bateria, espalhe um pouco de graxa siliconada sobre os polos e contatos da bateria. A graxa siliconada é um material que permite a passagem de corrente elétrica, portanto ela é adequada para ser aplicada nos terminais. Isso evitará que a corrosão se espalhe nos polos da bateria pois a camada de graxa siliconada vai agir como um escudo protetor.

Troque sua bateria.

Se você notar que o problema volta mesmo fazendo todos os procedimentos, então o correto é fazer a substituição da bateria.
A Renasi baterias, trabalha no ramo há mais de 30 anos. Seu foco é oferecer para você boas marcas de baterias com o melhor custo-benefício. Além disso, se você estiver na região Norte de São Paulo em uma distancia de até 15 km da loja, poderá solicitar o serviço de entrega e instalação da sua bateria sem custo. Entre em contato através do nosso whatsapp. Lá você pode solicitar qualquer informação com nossos técnicos que terão prazer em ajudar.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Font Resize